Ensino Fundamental I


A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando a capacidade crítica, portanto o aluno aprende fazendo.

No Ensino Fundamental I (de 1º ao 5º ano), o aluno insere o que foi desenvolvido na Educação Infantil a um conteúdo bastante aprimorado e através de raciocínio, reflexões constroem seu aprendizado.

A Matemática é discutida e raciocinada por meio de jogos e atividades lúdicas que já trabalham o empreendedorismo junto à sustentabilidade, além dos projetos tecnológicos no laboratório de informática e robótica. A Ciência dá continuidade em conteúdos que propõe ao aluno tornar-se pequeno cientista utilizando-se das instalações do laboratório de ciências. A Língua Portuguesa faz com que o aluno aproprie-se da leitura e escrita com aulas de redação, dramatização envolvendo filosofia e atividades de descobertas no maravilhoso mundo dos livros. O Inglês é trabalhado de forma prática e através dos conteúdos que o material oferece. O Espanhol é inserido no último bimestre do 5º ano como iniciação favorecendo ao aluno um conhecimento de mais uma língua estrangeira. As habilidades motoras são acompanhadas e desenvolvidas através das aulas de Educação Física e diversas modalidades esportivas por profissionais capacitados na área esportiva. É desenvolvida nesta fase a conscientização de valores e respeito preocupando-se com a formação ética de um cidadão.

Desde esta primeira fase, o colégio preocupa-se com o desenvolvimento integral do aluno e busca aprimorar suas atividades oferecendo ferramentas como o Portal Positivo e o material OPEE que desenvolve o aluno levando-o a pensar dentro da filosofia, a criar estratégias de empreendedor e a criar condições melhor para um planeta sustentável, tudo isto dentro de uma formação de autoconhecimento.

Toda a proposta de ensino está embasada no Sistema de Ensino Objetivo.


Ensino Fundamental II


O Colégio Rumo Inicial Objetivo, na vanguarda do setor educacional, oferece aos seus alunos tecnologias de ponta que possibilitam melhorar a qualidade no processo ensino-aprendizagem.

No Ensino Fundamental II ( de 6º ao 9º ano), o aluno é inserido no processo de ensino- aprendizagem através de atividades, cuja principal característica é a de estimular a criatividade, o raciocínio por meio de uma programação orientada que apresenta aulas de laboratório de informática e robótica, Matemática e Matemática avançada com jogos e aulas práticas transformando o aluno, já mais conhecedor de conteúdos em empreendedor e com isto faz um link as matérias de Geografia, História, Filosofia, Língua Portuguesa e redação, em que o aluno é respeitado em sua criação, porém levado a pensar que ao escrever está realizando algo que outro irá ler e partindo deste princípio a escrita aprimora-se a cada fase. Em arte toda a expressão é trabalhada com o olhar do coração. Inglês e Espanhol são ensinados tendo como base materiais sérios e corretos. As habilidades motoras são desenvolvidas nas aulas de Educação Física e modalidades esportivas oferecidas pelo colégio.

O aluno desta fase terá como acréscimo aulas de Matemática Financeira, Filosofia/OPEE, Projetos Interdisciplinares (Feiras de Ciências e Culturais), Desafios de Física e Matemática; Concurso de Redação; Orientação Pedagógica (voltada às questões de organização, estudos e dinâmicas que levam à reflexão das ações e atitudes do aluno). As aulas de Redação fazem a diferença. Os professores são especialistas e preparam os alunos para uma excelente articulação de ideias, de críticas, leituras (jornais, revistas, internet), sempre ligados e “antenados” em todos os acontecimentos relevantes e pertinentes do Brasil e Mundo e, posteriormente, levá-los à escrita coerente, coesa e clara.

No Fundamental II o aluno prepara-se para sua autonomia e por isto a importância de ferramentas, como as aulas específicas de orientação sexual, palestras abordando o tabagismo, álcool e drogas; projetos de solidariedade; o Portal Positivo e a metodologia OPEE, que envolve o aluno em situações problemas levando-o a ser crítico, reflexivo, criativo, respeitando as diferenças individuais e desta forma sendo preparado para a vida. Toda a proposta de ensino está embasada no Sistema de Ensino Objetivo.

Voltar